textos

PORTAIS


No mundo da tecnologia portais são sites / Web/ que agregam informações, aplicações e serviços relevantes ao tema do Portal, por meio de uma única interface. Eles representam uma resposta direta à amplitude e complexidade das informações disponíveis no universo / on-line.

Existem portais denominados genéricos, ou seja, que atendem a todos os públicos, independente do interesse, e que possuem uma diversidade de informações e de serviços gerais. Por exemplo, o portal www.brasil.gov.br atende a diferentes interesses. Ao navegar pelo portal Brasil, você obtém informações sobre diversos assuntos e, também, pode selecionar uma área de interesse.

Já os portais denominados temáticos são voltados para áreas específicas de conhecimento, e todos os serviços e informações disponíveis giram em torno delas e do que lhes diz, direta ou indiretamente, respeito. É o caso do Portal do Professor.

Observe a página principal do Portal: veja como estão organizadas as informações, as áreas que agrega, os serviços que disponibiliza. Neste portal, tudo converge e se integra para atender ao interesse dos educadores e das comunidades em torno da educação.






No Portal do Professor, você pode ser um participante ativo no processo de interação e de troca de experiências.


O Portal oferece recursos de interação e de comunicação. Você pode participar de fóruns, chats, listas de discussão, assistir a vídeos, “blogar” e navegar para descobrir como seus interesses já estão na rede e como você pode colaborar.
Você pode navegar livremente. Mas se quiser interagir, colaborando, é preciso ser um participante cadastrado. Se você ainda não possui login e senha de acesso, cadastre-se. É muito simples!
Acesso rápido ao espaço Interação e Comunicação:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/interaction.action

O fórum como potencial pedagógico da interação

Um exemplo de interação é o convite do Portal para que você colabore com a implementação do mesmo. A responsável pelo fórum “Implementação do Portal do Professor”, Professora Carmem Prata, deixa a seguinte mensagem:

Professor (a), esse Portal foi feito para apoiar e enriquecer a sua prática pedagógica. Mas essa é apenas uma primeira fase. A partir de agora, iniciamos o desenvolvimento de novas funcionalidades e melhorias em todos os ambientes do Portal. Para isso, convidamos a todos para que nos ajudem com suas ideias e experiências a fazer desse espaço um ambiente mais amigável e de fácil acesso, tornando-o mais útil e significativo para a comunidade educacional de todo o país. Participe conosco desse momento, sugerindo e melhorando ainda mais os recursos do seu Portal. 

 

O Portal do Professor, como ambiente convergente, materializa muitos dos referentes do currículo da sociedade digital. Observe, pois, que se trata de um espaço aberto à construção compartilhada.
Se você navegou pelo portal, certamente constatou, dentre tantas possibilidades, estas que aqui destacamos:
disponibiliza informações que podem ser comentadas e editadas;
possui um espaço com recursos educacionais que podem ser utilizados ou produzidos por você e compartilhados;
seu blog e de seus alunos podem ser publicados, aumentando, assim, a rede de experiências em sua área;
publica sugestões de aulas desenvolvidas e relatadas por você e em parceria com outros professores; e você pode, também, acessar o “banco de aulas”, criado por outros professores, assim como comentar e ampliar a experiência.
São conceitos e metodologias que potencializam a convergência das mídias, disponibilizadas para que você seja autor, coautor, produtor dessa rede de educação. Certamente, quanto mais educadores participarem da experiência do Portal do Professor, mais este crescerá em informações, recursos, serviços, funcionalidades, etc...